Com aulas expositivas práticas e uso de metodologia didática que tem por base os princípios e conceitos da andragogia (ensino para adultos), a proposta dos cursos presenciais é de formação, informação, especialização, aprimoramento de conhecimento e padrão superior de educação continuada, com participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, de forma a potencializar a retenção do conhecimento.

A atualidade dos conteúdos, a experiência dos especialistas e corpo de instrutores, a contínua avaliação didática e do atendimento às necessidades profissionais são fatores decisivos para o êxito dos cursos, que têm foco em previdência complementar fechada e, nesse sentido, preenchem lacuna de formação específica para atuação no setor.

Todos os cursos da UniAbrapp conferem créditos no Programa de Educação Continuada (PEC) do ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social​.

Conheça as categorias dos cursos presenciais da UniAbrapp:

TRILHAS DO CONHECIMENTO

As trilhas do conhecimento são uma combinação de cursos de curta duração (08 ou 16 horas) que contemplam desenvolvimento e aprimoramento profissional voltados à atuação no segmento da Previdência Complementar Fechada.

O participante pode identificar o ponto de partida que mais se adapta ao seu conhecimento e experiência, considerando os 3 níveis de especialização oferecidos e as competências que deseja aprimorar: 

NÍVEIS DE ESPECIALIZAÇÃO 

  • I - FUNDAMENTOS (nível inicial): objetiva fornecer visão geral e abrangente da previdência complementar fechada na área, para profissionais com ou sem experiência e conhecimentos específicos prévios.

  • II - CONCEITOS E HABILIDADES (nível intermediário): objetiva fornecer conceitos, vinculados às práticas das rotinas de trabalho, para desenvolvimento das competências essenciais dos profissionais que atuam na área.

  • III - ESTRATÉGIA E GESTÃO (nível avançado): objetiva fornecer especialização na área com foco em estratégia e competências e ferramentas de gestão.

COMPETÊNCIAS
  • COMPETÊNCIAS TÉCNICAS: Sendo o setor de previdência complementar altamente regulado e repleto de especificidades, os cursos voltados às competências técnicas têm por objetivo trazer conhecimento e ferramentas à luz das particularidades do sistema, quer seja para atualização dos profissionais que nele já atuam; ou para novos profissionais que não trazem essa bagagem das formações acadêmicas. Os cursos cobrem as principais áreas técnicas que envolvem as atividades da EFPC: Atuária, Comunicação e Relacionamento, Contabilidade, Investimentos, Jurídico, Gestão de Riscos, Governança Corporativa e Seguridade.
  • COMPETÊNCIAS MÚLTIPLAS: O mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) e a tendência de atuação profissional em formato de projetos multidisciplinares, quais sejam as habilidades técnicas das pessoas, traz cada vez mais a necessidade de desenvolvimento de competências múltiplas, que independem da sua formação e área de atuação. Essa é a nossa proposta nessa categoria de cursos.

PROGRAMA PARA CONSELHEIROS​​​

Programa de treinamento com 72 horas de duração (distribuídas em 4 módulos) que objetiva, sob perspectiva prática e levando em consideração o perfil e desafios particulares do público, capacitar os conselheiros a serem, de forma colegiada, agentes promotores do desenvolvimento da boa governança dos fundos de pensão.

PROGRAMA DE EXTENSÃO

Cursos de média duração (cerca de 56 horas) que contemplam públicos específicos e conhecimentos direcionados às competências e atividades de atuação.